Uma Viagem Pelos Clássicos, Pelas Novidades e Pelas Tradições que Moldaram o Espírito Natalino
Ao longo das décadas, o Natal deixou de ser apenas uma celebração religiosa ou familiar para se tornar um verdadeiro fenômeno cultural. Essa transformação aparece claramente no cinema, que abraçou o tema natalino de inúmeras maneiras, da comédia ao terror, das histórias emocionantes aos contos fantásticos. E foi pensando nessa diversidade que montamos uma seleção especial com os melhores filmes de Natal já feitos, um guia definitivo para quem quer entrar no clima festivo ou revisitar tradições que fazem parte da vida de muita gente.
Um Conto de Natal (2008 – Comédia/Drama)

Quando a matriarca francesa de aço Junon (Catherine Deneuve) descobre que tem leucemia, ela pergunta a seus filhos e netos na reunião de Natal da família para ver se eles são elegíveis para se tornarem doadores de medula óssea. Isso causa profundos atritos na família, especialmente entre a filha de Junon, Elizabeth (Hippolyte Girardot) e o filho Henri (Anne Consigny), que já têm um relacionamento tumultuado. A doença de sua mãe também lembra a perda traumática de seu irmão Joseph quando eram crianças.
Elf (2003 – Comédia/Fantasia)

Buddy (Will Ferrell) foi acidentalmente transportado para o Pólo Norte quando criança e criado até a idade adulta entre os elfos do Papai Noel. Incapaz de afastar a sensação de que não se encaixa, o Buddy adulto viaja para Nova York, em pleno uniforme de elfo, em busca de seu verdadeiro pai. Por acaso, trata-se de Walter Hobbs (James Caan), um cínico empresário. Depois que um teste de DNA prova isso, Walter relutantemente tenta iniciar um relacionamento com o Buddy infantil com resultados cada vez mais caóticos.
O Homem que Inventou o Natal ( 2017 – Drama/Biografia)

Em Londres, em 1843, o autor Charles Dickens encontra-se em apuros financeiros depois de escrever três romances malsucedidos seguidos. Desesperado por um sucesso, Dickens conta com a inspiração da vida real e sua imaginação vívida para dar vida a Ebenezer Scrooge, Tiny Tim e outros personagens clássicos em A Christmas Carol, mudando para sempre a temporada de férias para a celebração conhecida hoje.
Feliz Natal (2005 – Guerra/Drama)

Com o advento da Primeira Guerra Mundial, a Europa é jogada em um caos brutal e cruel, à medida que os homens são forçados a matar ou ser mortos. Enquanto o sangue encharca o campo de batalha quando o Natal se aproxima, os homens nas trincheiras da Frente Ocidental enfrentam uma transformação, por mais fugaz que seja, em direção à paz e à boa vontade. Contra todas as probabilidades, quatro indivíduos improváveis de lados opostos (Diane Kruger, Benno Fürmann, Guillaume Canet, Gary Lewis) se unem durante essa pausa sem sangue para experimentar a esperança e a bondade na humanidade.
Algo da Tiffany’s (2022 – Romance/Comédia)

Nada se compara à magia e à emoção das férias na cidade de Nova York, onde as ruas brilham com luzes, as janelas ofuscam e uma caixa especial da Tiffany pode mudar o rumo da vida de uma pessoa. Ou várias vidas. Rachel e Gary (Zoey Deutch, Ray Nicholson) estão felizes o suficiente, mas não estão prontos para esse grande compromisso. Ethan e Vanessa (Kendrick Smith Sampson, Shay Mitchell), o quadro perfeito, estão prestes a oficializar. Quando uma simples confusão de presentes faz com que todos os seus caminhos se cruzem, isso desencadeia uma série de reviravoltas e descobertas inesperadas que os levam onde eles realmente deveriam estar. Porque o amor — como a vida — é cheio de surpresas, no romance de férias Algo da Tiffany’s.
