Para podermos entender se os 600 milhões de dólares que Superman arrecadou pelo mundo é um sucesso ou fracasso, precisamos entender todo o contexto.
James Gunn já deixou claro que o filme não precisa bater 1 bilhão para ser sinônimo de sucesso de crítica e público, o que eu concordo. Infelizmente, antes da pandemia, o público e a mídia no geral se acostumaram mal com o cenário de filmes que se batem a barreira do 1 bi, é considerado sucesso. Não é bem assim.
Constantemente, filmes da Marvel e de outros estúdios bateram essa marca histórica, até pelo forte merchan e pela expectativa criada em uma determinada obra. Mas vejam só uma coisa. Star Wars, a trilogia mais recente, cada filme ultrapassou a marca de 1 bilhão e assim totalizando 4,5 bilhões. Porém, os filmes sofreram críticas de vários fãs pela forma que os três filmes desenvolveram a história nessa galáxia muito distante.
A marca Star Wars é uma das mais fortes em Hollywood e isso impulsionou os três filmes, mesmo que no fim das contas o resultado não foi tão esperado. Outro exemplo, mas de filme que não bateu a barreira do 1 bi, mas foi sucesso de crítica e público no geral. The Batman no período pós-pandemia (lançado em março de 2022) alcançou 772 milhões de dólares. E o mais recente filme de herói da Marvel, o novo Quarteto Fantástico que está há um mês nos cinemas, vai chegar aos 500 milhões de dólares e sendo elogiado e é infinitamente superior aos três filmes anteriores produzidos pela Fox.
Portanto, não há como afirmar categoricamente que Superman 2025 é um fracasso. As críticas no geral foram positivas, nao tanto como foram em The Batman, que foi praticamente ovacionado. Talvez, com as palavras de James Gunn que não é importante alcançar a marca de 1 bilhão, podemos estar vendo uma nova era de filmes de heróis mais “pés no chão”. Isso pode significar que a marca histórica do bilhão poderá não ser tão frequente como estava sendo recentemente.
Há vários fatores que contribuem para esse cenário. Uma delas é o gênero “filmes de heróis” estarem saturados e isso é muito claro quando tivemos em 2024, Deadpool & Wolverine e Coringa 2 em que ambos não empolgaram tanto assim. Além disso, temos os streamings recebendo filmes poucos meses após o lançamento nos cinemas. Sem contar com os péssimos roteiros dos filmes de heróis após a pandemia.
Há soluções para o público voltar a se empolgar com filmes de heróis? Sempre tem. Mas particularmente, percebo que as ideias são sempre as mesmas, sem tanta coragem para inserir um herói nas telonas. Zack Snyder na época pensou em colocar um Superman sendo dominado por Darkseid e assim se tornando vilão, mas a Warner barrou as ideias do diretor, talvez entendendo que o azulão não é o personagem para ser vilão nos cinemas.
Se nos quadrinhos e games, o Superman em algum momento foi vilão (Injustice é um exemplo) porque não aproveitar a idéia? Mesmo assim, Superman 2025 é um bom entretenimento, possui algumas falhas, mas no geral é um filme que diverte. A ver daqui para frente como os futuros filmes de heróis serão recebidos pela crítica e pelo público e assim ter a dimensão se vão continuar um novo universo ou segurar por bastante tempo até a poeira baixar em caso de fracasso.
Continue a nadar…
- Games| 007 First Light ganha data de lançamento e mostrará um James Bond mais novo
- Listas | O fascínio pelo pesadelo: Os 10 personagens de terror que conquistaram o público
- Curiosidades | Gary Oldman dormiu em um caixão para ‘Drácula de Bram Stoker’
- Filmes | 10 Filmes de terror que definiram o gênero
- Filmes| Terror Coreano que levou mais de 1 milhão de pessoas ao cinema chega no Brasil em Outubro